quarta-feira, 31 de julho de 2013

2013: Editora Alto Astral



Às vezes é bom fazer coisas que você não espera fazer, te força a conhecer gente nova. Talvez seja por isso que já trabalhei como torneiro mecânico, recenseador do IBGE e estudei jornalismo. Em meu último semestre de curso, tive o prazer de estagiar na Editora Alto Astral, muito conhecida por abrigar revistas de renome nacional do público feminino como Revista Malu, Guia da TV, Guia Astral, Todateen, Guia da Cozinha e Revista Shape. Trabalhei diretamente com a área digital da editora, cuidando de textos dos sites Papo Feminino (Guia da TV e Malu), Revista Shape e Guia da Cozinha.

Apesar dos assuntos não serem de meu metiê (incerto ainda, mas vá lá, cultura pop), não tive o preconceito de escrever, por exemplo, sobre depilação à laser ou escolha de panelas. Aquilo era um exercício de formatação do meu texto para um determinado leitor, uma adaptação do meu recorte editorial para o da empresa e do público feminino. O que, na realidade, é o que todo jornalista vai fazer em sua carreira: aprender sempre. 

Sou grato, sobretudo, por ter melhorado meu texto. Escrever diariamente e com revisões atentas dos editores faz você modificar seu olhar na hora de escrever. A relação com o público também foi algo especial a ser aprendido. Por meio das mídias sociais (Facebook e Twitter) que auxiliava a administrar, pude ter um contato direto, rápido e muitas vezes impiedoso com as leitoras. Elas eram rígidas revisoras ortográficas e de conteúdo das postagens do site e das mídias.

Destaco aqui algumas matérias produzidas:
De tudo, vou lembrar do ambiente da redação do Digital. Gente que sabia a hora de cobrar e a hora de descontrair, nunca perdendo o profissionalismo e o bom humor. O "'bora fazendo!" da Inês Brasil quase virou mantra na redação e, por que não?, vai ficar na memória como exemplo da experiência que vivi naqueles seis meses.

Daniel Johnston: "'cause true love is searching too..."


Programa Atalho na TV Unesp



Assista aos programas aqui:

- Fórum Regional de Hip Hop do Interior Paulista
- Observatório de Astronomia da Unesp
- Projeto Taquara/Bambu
- Plenária dos Cursos de Comunicação
- Festival Interunesp MPB de Ilha Solteira
- Semana de Jornalismo 2012

Parece simples: cinco programas audiovisuais de dois minutos cada, falando de projetos da universidade que têm relação com a comunidade bauruense. Mas não foi fácil. 

Desde o começo de 2012 quando encontrei a Mari para a primeira reunião do "novo programa de jornalismo" do Pet-RTV, muita coisa aconteceu para o Programa Atalho, que nem existia. Pessoas entraram e saíram, equipamentos novos chegaram, conceitos foram aprendidos e a prática foi aperfeiçoada. No todo, do esboço do Atalho em 2012 ao seu fim em meados de 2013, foram 10 programas que testaram a nossa capacidade de produzir conteúdo audiovisual para internet de forma atraente e que aliasse a estética documental à apuração jornalística. Olhando para trás, acho que a gente conseguiu. Graças à parceria do Pet-RTV, saímos do YouTube e chegamos à TV Unesp, emissora universitária pública da região de Bauru, no centro-oeste paulista.

Cada programa conta com a intenção de fazer o telespectador se informar sobre o que ele tem a ver com a Unesp de Bauru. Em dois minutos. Assista clicando nos links acima ou entre no hotsite do Atalho na TV Unesp.

O Atalho acabou (meus tempos de universitário também) e só me resta agradecer aos amigos que fiz e que criaram esse projeto de que tenho tanto orgulho de ter participado. Valeu, Bia, Fer, Luci, Mari, Pablo, Malu, Paula, Rafaela, Vini, Alexandre, Giovani, Dinão e muitos outros que passaram pela sala do Pet-RTV. Espero reencontrá-los em outra por aí! 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Para lembrar... (Parte 2)

Continuando com o mural de mensagens que valem serem rememoradas sempre...

#4
Patti Smith e a certeza que a vida é difícil e vai valer a pena. "Just ride with it". Lembrar de ler Burroughs e "proteger meu nome".


Patti Smith: Advice to the young from Louisiana Channel on Vimeo.

#5
O que tem a ver com a última tirinha do Calvin and Hobbes e as possibilidades infinitas. (Clique para ampliar).


O que também me lembra do discurso do Neil Gaiman: "make good art", "fake it 'til you make it", "to let go and enjoy the ride, because the ride takes you to some remarkable and unexpected places".

Mas como ainda não li Sandman, melhor parar por aqui.